Conheça tudo sobre a Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Conheça tudo sobre a Carteira Digital de Trânsito (CDT)

setembro 28, 2023 0 Por techonday

A digitalização dos principais documentos dos brasileiros se tornou sinônimo de praticidade e menos burocracia. Um dos principais documentos é a Carteira de trânsito.

PUBLICIDADE

Continua após a publicidade...

Agora você pode ter acesso a ela pelo seu celular e contar com vários recursos online como históricos de infração, informações sobre o veículo e muito mais.

Então se você quer saber mais sobre o CDT continue lendo este artigo até o final e tire suas dúvidas.

O que é a Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Também conhecida pela sigla CDT, ela é uma iniciativa do departamento nacional de trânsito em conjunto com o serviço federal. Isso tudo faz parte de um projeto do governo que visa proporcionar mais praticidade para os motoristas e donos de veículos.

PUBLICIDADE

Continua após a publicidade...

Com a CDT, os motoristas terão uma versão digital da sua CNH no celular. Ela também é válida em todo o território nacional, assim como o documento físico.

E para poder obtê-la, a CNH deve incluir um QR Code para poder ser escaneado e validado na versão digital.

O que é possível encontrar na carteira digital de trânsito?

Assim que a sua CNH estiver validada para a versão digital você poderá encontrar um aplicativo as informações sobre sua habilitação, que poderão ser acessadas mesmo em Modo offline.

Você também vai encontrar o aviso de vencimento da sua CNH. Além disso, com relação às infrações, será possível verificar e gerenciar todas as infrações relacionadas ao seu veículo e também pagar as multas com até 40% de desconto.

Você também terá acesso ao CRLV digital, poderá compartilhar com até 5 pessoas indicando o condutor principal do veículo. O certificado de registro de licenciamento de veículo é armazenado neste aplicativo.

Desta forma você não precisa carregar documento físico, já que a versão digital é perfeitamente válida em todo o território nacional, além de ser atualizado automaticamente depois do pagamento do licenciamento anual.

Como utilizar a carteira digital de trânsito?

Para conseguir acessar a carteira digital de trânsito é necessário baixar o aplicativo oficial que está disponível na loja de apps do seu celular Android ou iOS.

Assim que você fizer o download, é só realizar o cadastro seguindo todas as instruções para adicionar a CNH e o CRLV digital. Lembrando que é essencial realizar um cadastro no gov.br se você ainda não tiver.

Você não precisa ficar preocupada em utilizar o aplicativo, já que ela possui vários mecanismos de segurança, incluindo a biometria facial, PIN e senha de acesso para efetuar as principais operações no aplicativo.

Como saber se a minha CNH pode ser incluída na versão digital?

Por fim, para que você consiga incluir todos os seus documentos dentro da carteira digital de trânsito, a sua CNH deve ser a partir do ano de 2017.

Estas são as versões mais novas que contém o QR Code que permite a validação no aplicativo.

Então, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Não se esqueça de compartilhar com mais pessoas e de nos seguir para mais conteúdos como este.

Continua após a publicidade...
 

Nós divulgamos apenas aplicativos que oferecem downloads gratuitos e não cobram por nenhum serviço. É importante que você nunca transfira dinheiro ou faça pagamentos a terceiros. Se alguém tentar cobrar por um serviço, entre em contato conosco imediatamente e não forneça nenhum documento, foto ou informações bancárias. Trabalhamos em conformidade com as leis de proteção de dados, como a LGPD,  Politicas de Privacidade e  Termos de uso  para garantir um ambiente seguro para você. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco.